Faceboo

A madeira

14103349834cf397ce16e1b5-07285728O Eucalipto é uma árvore de crescimento rápido com ótimas características físicas e mecânicas, madeira com boa resistência a pragas e principalmente cultivada em reflorestamento. A utilização do eucalipto ajuda a diminuir a devastação das florestas nativas.

Sendo uma árvore exótica, não pertence à flora natural do Brasil, é originário da Austrália, tendo sido identificados mais de 672 espécies do gênero eucaliptus. Sendo dezenas delas de grande importância econômica, foram trazidas para o Brasil no século passado, tem muito a ver com o progresso e o desenvolvimento do pais.

Algumas características apresentadas pelo eucalipto nada ficam devendo as madeiras nativas (madeira de lei), com excelentes propriedades mecânicas; além destas qualidades, apresenta retidão no fuste, cor clara, não fendilham e permitem acabamento.

O Eucalipto é muito utilizado para: postes, dormentes, estruturas diversas, mourões, esteios, palanques, mobiliário geral, utensílios diversos, assoalhos, caixotaria, na construção civil, na construção pesada marítima, construções leves externas e internas, construção rural, brinquedos, lazer, paisagismo, etc..

O eucalipto se apresenta como alternativa real para atender diversas demandas da sociedade quanto ao consumo de produtos florestais.

Com a evolução da consciência ambiental, tem se intensificado o movimento de preservação das florestas nativas brasileiras. O uso de madeiras reflorestadas tem sido indicado, principalmente o eucalipto para substituição da madeira de lei. O Eucalipto tem excelentes características físico-mecânicas e ganha longa durabilidade com o tratamento industrial (Autoclave) e normatizado.

Vantagens do Eucalipto Tratado